Palestra "Entendendo as questões fundiárias"- LC Jundiaí Sul - 17/11/2009

           Numa promoção conjunta dos Lions Clubes Jundiaí Sul e Jundiaí Norte, foi realizada, dia 17/11/2009, a palestra "Entendendo as questões fundiárias", proferida pelo Dr. Gustavo Ungaro, diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
           O palestrante iniciou sua fala com um breve histórico da propriedade de terras do Brasil, desde o descobrimento do país, passando pelas capitanias hereditárias, Império, República, até os dias atuais. Citou a origem dos termos grilagem e conto do vigário, que nasceram em decorrência de questões envolvendo transferencia de propriedade terras. Destacou a região do Pontal do Parapanema, frequentemente citada em razão de posse irregular de terras. Finalizou com destaque para as questões sociais verificadas em Jundiaí, principalmente do Jardim São Camilo, por conta de posse desordenado de terrenos.
           O evento contou com a presença do ex-prefeito de Jundiaí e atual sub-prefeito da Capital, para as regiões de Pirituba e Perús, Ary Fossen, que fez uso da palavra para citar as questões fundiáiras do ponto de vista da administração municipal.
           Esta palestra faz parte do programa de promoção da Cidadania, desenvolvida pelo Lions. Estão programados futuros encontros abordando os seguintes temas: "Meio ambiente", "Responsabilidade social", "Terceiro setor", "Gestão de finanças Públicas" e "Saúde pública".

 

22 fotos

Voltar