SEMANA DE ESTUDOS SOBRE O MENOR

Faustino Vicente *

           Do nosso mini-Centro de Memória uma homenagem aos nossos dois saudosos amigos – Desembargador Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira, que foi Juiz de Menores de Jundiaí e - Dr. Xisto Stefano Cereser, Presidente do Grupo Cereser e Diretor do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Regional de Jundiaí, do qual fomos Conselheiro representando a Duratex/Deca, na qualidade de Gestor da Divisão Administrativa.
           Coincidência? “Ainda segundo o Juiz de Menores, o fato do levantamento junto às entidades e da proposta da Semana de Estudos sobre o Menor (1983) aconteceram simultaneamente por coincidência. Não foi nada programado. Mas, visto que o CIESP pretendia realizar a Semana e o Juizado fazendo o levantamento, o Dr. Paulo Sérgio julgou conveniente conjugar esforços."
           Para a realização dessa Semana foram constituídos sete Grupos de Trabalho nas áreas mais diversas possíveis: Educação, Higiene e Saúde, Mercado de Trabalho, Legislação, Esporte e Lazer, Recursos Físicos e Escola de Pais. Todos os grupos são formados por profissionais ou pessoas que atuam nas áreas específicas e, durante praticamente três meses, reuniram-se para discutir a situação do menor e elaborar um projeto de trabalho no sentido de cumprir o objetivo básico: minimizar os efeitos sociais dos desajustes que o menor enfrenta junto à sociedade.
           O evento ganhou projeção estadual e a Folha de São Paulo, em sua edição de 10 de julho de 1983, publicou.
           “Foi criado em Jundiaí um Grupo de Estudos do Menor, e o juiz de Direito Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira propôs a criação de programa preventivo visando à diminuição das consequências dos problemas sociais do menor, a cargo de voluntários.”
           A imprensa de Jundiaí divulgou que...“Para a solenidade de abertura da Semana, que foi realizada no nosso Fórum, foi convidado o Secretário Estadual de Promoção Social, Carlos Alfredo de Souza Queiróz, e o Presidente do Tribunal de Justiça, Tomas de Carvalho Filho. Para o dia 18 está programada uma palestra com o Padre Charbonneau”
           A liderança do Dr. Paulo Sergio permitiu a convocação de toda comunidade no sentido de prestar seu apoio e colaboração aos apelos que seriam feitos pelos Grupos de Trabalho.
           Dentro das nossas Ações sobre Cidadania sugerimos, que os diversos Órgãos Públicos de Jundiaí e as entidades civis, se reúnam e programem um evento semelhante ao de 1983 pois, como é do conhecimento geral, os problemas com os nossos menores se agravaram, e muito, nas últimas décadas.


* Faustino Vicente - Consultor de empresas e de órgãos públicos, professor e advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - Jundiaí (Terra da Uva) SP

VOLTAR